Início > Águas Amargas, Promiscuidade de doutrinas > Pastor dissidente conta como a Igreja Mundial inventou o trízimo

Pastor dissidente conta como a Igreja Mundial inventou o trízimo


O pastor Gevanildo de Souza contou que Valdemiro Santiago, da Igreja Mundial, recorre com frequência à distorção de trechos da Bíblia para arrecadar mais dinheiro dos fieis. Como exemplo, citou Isaías 61:7, que diz: "Em lugar da vossa vergonha tereis dupla honra; [...] por isso na sua terra possuirão o dobro e terão perpétua alegria”.

Gevanildo com Valdemiro Santiago

Na interpretação de Valdemiro, segundo Souza, esse versículo significa que, para obter a prosperidade, os fiéis precisam dobrar o dízimo e, como oferta, doar 10% do salário, perfazendo 30%, na conta de chegar do fundador da igreja.
Nascia assim o trízimo.
Em dezembro de 2009, período em que as empresas pagam o 13º salário, Valdemiro disse na tv que tinha recebido um recado de Deus: “Chama o meu povo e peça 30% de tudo que Eu lhe der neste mês”.
Souza se desligou da Mundial em julho sob o argumento de que não mais aguentava praticar artimanhas para ir fundo no bolso dos fiéis. “Eu fazia meu melhor no altar, mas, no momento de pedir oferta, não me sentia bem. Ficava enojado.”
Ele deve ter um estômago resistente, porque demorou 12 anos para sentir o mal estar. O ex-motorista de caminhão Souza está na Universal desde 1998, quando a igreja foi criada. Começou com discípulo até se tornar um pastor regional responsável por 14 templos em Araçatuba, interior de São Paulo. Enviava por mês para a sede da igreja cerca de R$ 300 mil.
Ele saiu da Mundial chateado também com o bispo Josivaldo Batista, o segundo na hierarquia da Mundial, que chegou a acusá-lo de receber propinas de pastores para que parte do dízimo ficasse com eles.
Souza contou ao repórter Victor Ferreira algumas malandragens da Universal, como a da distribuição da água benta. “[Orientado por Batista] a gente tinha de dizer assim: “Eu quero 200 pessoas com oferta de R$ 100, que vou dar a água”.
Hoje, Gevanildo de Souza tem a sua própria igreja, a Missionária do Amor, com um templo em Araçatuba.

Paulopes via Genizah

About these ads
  1. Lucia Pierro
    05/02/2014 às 14:13 | #1

    Isso ai e apenas uma das distorçoes. E passar a toalhinha na fechadura da porta do banco e a divida sumir, voce acredita? Se fosse isso fosse verdade, a fila dos bancos e das lojas seriam interminaveis com o tanto de devedores que existe, pedindo para as dividas sumirem. Nenhuma loja iria mais vender a prazo, nao acha?

  2. Rafael
    14/02/2013 às 18:35 | #2

    Até quando o povo vai ser levado ao buraco por esses guias cegos?
    Muitos saem em defesa do dízimo afirmando: Mas o Dízimo é bíblico (Número 18.21 a 26). Certamente, como também é bíblico: a circuncisão (Gênesis 17.23 a 27), o sacrifício de animais em holocausto (Levíticos Capítulos do 1 até 6.8 a 13), a santificação do sábado (Levíticos 23.3), o apedrejar adúlteros (Levíticos 20.10 e Deuteronômio 22.22), etc. É bíblico, mas pela ordenança da lei que Moisés introduziu ao povo.

    Então porque hoje não cumprem a lei na sua totalidade, ao invés de optarem exclusivamente pelo dízimo? Querem o dízimo porque é a garantia de renda líquida e certa todos os meses nos cofres das igrejas.

    O que também é bíblico, e o homem ainda não se conscientizou, é uma grande divisão existente na palavra, separando a Velha Aliança do Novo Mandamento do Senhor Jesus; o qual testifica a doutrina para salvação (I Coríntios 15.1, 2). Porém hoje, qualquer esforço para voltar a lei de Moisés que Cristo desfez na cruz, é anular o sacrifício do cordeiro de Deus e reconstruir o muro por Ele derrubado (Efésios 2.13 a 15).

  3. jailson
    25/09/2012 às 16:59 | #3

    jailson :
    Leia sempre a Bíblia, assim não será enganada, dizimar e ofertar é bíblico,da tudo que você
    tem na igreja não , o devolver o dizimo e ofertar é a tua fidelidade com DEUS , faça isso e
    seja obediente a palavra de DEUS e você verá o agir de DEUS na sua vida . não é a quantidade que conta e sim a tua fidelidade

  4. 26/08/2012 às 13:55 | #4

    O Espiritismo não sofre esse tipo de acusação ! Sou espírita ! Graças ao Pai Eterno , nenhum líder espírita foi investigado por se apropriar do dinheiro dos frequentadores .

  5. Kamila
    29/11/2011 às 14:45 | #5

    Ola eu sou da mundial e achei esse site e to chocada eu nao sabia q o valdemiro tinha falado do trizimo gente q absurdo é esse na bíblia nao fala do trizimo tdo q ta fora da bíblia é mentira agora eu desanimei com isso infelizmente to pensando em sair da mundial pq pra mim se a igreja nao ta de acordo com a palavra é falsa doutrina

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 46 outros seguidores