Início > Promiscuidade de doutrinas, sinais dos tempos > O Movimento da Fé, Confissão Positiva e a Teologia da Prosperidade no Brasil

O Movimento da Fé, Confissão Positiva e a Teologia da Prosperidade no Brasil


Por Pr. Joaquim de Andrade

Introdução

A grande maioria da população (não cristã) brasileira foi criada aprendendo que riqueza era sinônimo da benção de Deus, enquanto que a maioria evangélica não aprendera assim. Isso porque a ênfase da pregação evangélica, principalmente pentecostal era que os cristãos não deveriam se apegar às riquezas, coisas terrenas, e que os problemas da vida (enfermidades, perseguições, falta de dinheiro, etc.) eram provações de Deus para o Seu povo.
O secularismo tem invadido hoje as igrejas, muitos estão mais preocupados com “homens poderosos” do que homens santos, pregadores que fazem mais sucesso aqui na terra do que no céu, estamos querendo super heróis que dão um verdadeiro show nos pulpitos das nossas igrejas.

O Início:

 

Nestes últimos 10 anos as livrarias evangélicas foram invadidas por uma grande enxurrada de livros dos Movimentos da Fé, da Confissão Positiva e da Teologia da Prosperidade, a maioria influenciada por autores americanos (Kenneth E. Hagin, Benny Hinn, Marilyn Hickley, etc.). Era impressionante o número de pessoas e igrejas influenciadas por esses livros.

 

Muitos pregadores começaram a ler estes livros que falavam do sucesso aqui e agora e logo começaram a colocar em prática, começaram a se destacar no rádio televisão, etc.

Ao mesmo tempo em que os evangélicos no Brasil ocupam o 3 ° lugar no mundo, e o Brasil já por mais de 20 anos é tido como o celeiro missionário para outros países, observamos o crescimento da Igreja Universal do Reino de Deus ( a igreja que mais cresce no Brasil) com uma ênfase exagerada na Teologia da Prosperidade, Saúde e Confissão Positiva, esta igreja tem 5 cultos por dia só falando em dinheiro, demônios e enfermidades, usam de todos os artifícios ( fitinha da prosperidade, (arruda para dar sorte, sal grosso, incenso, etc.) para arrancar dinheiro do povo que assolado pelo diabo, crise de desemprego, desintegração da família perdeu a esperança na antiga religião busca desesperado a solução de seus problemas materiais aqui e agora. Esta igreja não ensina que o sofrimento faz parte da vida do cristão (Jó 2:9,10).

Em Busca da Verdade:

 

Isso preocupa não apenas nós do I.C.P , que sentimos na obrigação de publicar algo refutando as heresia nesses movimentos. Confesso que durante muitos anos de pesquisas, minha preocupação como a dos demais pesquisadores foram as seitas e heresias fora da igreja (Tjs, Mórmons, Moon, Hare Krishna, Espiritismo, Nova Era, etc. ). Mas de repente fomos bombardeados em nossos seminários, por cartas acerca desses livros e pregadores, o que nos obrigou a lermos os seus livros, participarmos de seus cursos, pregações etc. Sabíamos que a nossa preocupação e pesquisas não iria agradar a todos.
Só então em 1992 o pesquisador e ex-presidente do I.C.P, Paulo Romeiro escreve o famoso best-seler “SuperCrentes”, lançado em 1993 e hoje já está na 5 ° edição. Antes da publicação do livro a editora Mundo Cristão mandou 10 manuscritos para os principais líderes evangélicos avaliarem se deveria ser publicado ou não, o resultado foi que a maioria concordou. Um dos 10 líderes conhecido em todo território nacional que havia comentado para editora que apesar do livro citar nomes era necessária a publicação do mesmo. Após alguns mêses do livro publicado numa reunião de pastores da convenção esse líder proíbe os pastores de lerem o livro, foi registrado o fato em ata da convenção.

Nesse mesmo ano sai mais dois livros que combatem os erros teológicos destes pregadores, “Evangelho da Prosperidade” da Edições Vida Nova, do Dr. Alan Pieratt, teólogo Ph.d em Ciência da Religião e professor da Faculdade Teológica Batista de São Paulo. O pastor, teólogo e pensador cristão Ricardo Gondim juntamente com a Editora Abba Press publicam o livro “Teologia da Prosperidade o Evangelho da Nova Era”.

Muitas discussões aconteceram no seio da igreja evangélica brasileira, o I.C.P recebeu muitas cartas por causa do livro a grande maioria elogiando a nossa atitude, mas os líderes das igrejas neo-pentecostais abominaram publicamente o livro proibindo os membros de suas igrejas a comprarem o livro.

A influência desses ensinos, não se limitava aos neo-pentecostais, por intermédio de várias pesquisas realizadas, cheguei a conclusão que não existe hoje no Brasil, denominação (batista, presbiterianos, metodistas, assembleianos, quadrangulares, etc.) que não tenha sido influenciada pelos ensinos destes movimentos.

Quem são Eles:

Quem são os principais pregadores no Brasil?

Valnice Milhomes: Estudou na Escola de Hagin, do Ministério Palavra da Fé, que agora é Pastora(não da Convenção Batista Nacional), e fundadora das igrejas.

R.R Soares: Da Igreja Internacional da Graça (uma divisão da Igreja Universal do Reino De Deus) e também da Graça Editorial (a maior publicadora dos livros dos Movimentos da Fé no Brasil) ela publica os livros de Kenneth Haigin, T.L. Osdorn e outros, ele e”cunhado do Bispo Edir Macedo, e autor dos livros.

Bispo Edir Macedo: Da Igreja Universal Do Reino De Deus e da Editora Universal Produções.

Cássio Colombo: Do Ministério Maná Cristo Salva ligado as Igrejas Maná de Portugal do Pr. Jorge Tadeu.

Jerônimo Onofre da Silveira: Pastor do Templo dos Anjos, Igreja do evangelho Quandrangular, presidente da Escola de Ministério Jeová-Jirê, diretor do Seminário: Ministros Labareados de Fogo, e presidente do Centro de Convenções Jeová-Jirê, conferencista internacional e autor dos livros “Provisões e Riquezas”, “Os Gafanhotos do inferno”, Ö dom de adquirir Riquezas”, “Os Exterminadores de Riquezas”. etc.

Cristiano Netto. Conferencista Internacional, fundador do Ministério Cristiano Netto, autor dos livros “O Melhor Vencedor do Mundo”, “ As Sete Chaves da Riqueza”, “Como Prosperar em Tempos de Crise”.

Jorge linhares: Pastor da Igreja Batista Getsêmica, autor do livro “Benção e Maldição”.

O Que ensinam Eles?:

O Que Esses Pregadores Estão Ensinando: No Brasil eles também estão ensinados que todos cristãos devem ser ricos financeiramente, ter o melhor salário, a melhor casa, o melhor carro, uma saúde de ferro, estão dizendo que toda enfermidade vem do diabo. E que se o cristão não vive essa vida pregada por eles, é falta de fé ou pacado na vida do cristão.

O Pastor Jerônimo Onofre da Silveira no seu livro: “Provisões e Riquezas” na pg 30 declara:

“Nas conferências que faço, ministro aos filhos de Deus, 7 anos de prosperidade”, uma outra ministração é o dom de adquirir riquezas na relação dos dons naturais e espirituais, – não encontramos esse dom mencionado – Mas na pagina. 30 declara: Esta é outra ministração que buscamos nas cruzadas com grande interesse, ou seja, o dom de adquirir riquezas. Ainda, em seu livro diz: “Este livro é portador de um alimento espiritual poderoso suas páginas são reveladoras e esclarecedoras, seus ensinamentos são libertadores e fatais contra as estratégias dos Exterminadores de riquezas”.

Na era medicinal encontramos os magos, bruxos e alquimistas com seus livros mágicos, suas fórmulas mágicas, observamos por intermédio de livros como esses que a história se repete.

Jerônimo ensina, que o dízimo é mais importante que o sangue do Cordeiro, e que Jimmy Swwagart e Jim Backer sá caíram, porque não deram o dízimo, e que sá irão se levantar quando drem o dízimo. Chega a dizer que Jó, só passou por tudo aquilo porque não era dizimista, mas quando deu o dízimo deus o restituiu em dobro.

Cristiano Netto do seu livro, “Como prosperar em Tempos de Crise”, na pg. 17,18 declara:

“… O Senhor me entregou um ministério especifico de ensinar o povo de Deus a prosperar …portanto, prepare-se para ser cheio de uma nova unção de riza e prosperidade”.

Como ele própio se intitula na pg 20: “demais uma vez, como profeta da Prosperidade para esses dias de crise, eu afirmo. Deus está interessado no bom andamento de suas finanças”.

Em seu outro livro “As Sete Chaves da Riqueza”, Cristiano ensina que,

“O problema financeiro é, sem dúvida, o maior problema do mundo, pois dos quatro cantos da terra recebemos noticias de fome, miséria e penúria”- pg 5.6 ele diz “que, q única razão que me levou a escrever um livro sobre como ganhar dinheiro é o fato de milhões de pessoas estarem aterorrizadas pelo medo da pobreza”.

E ainda afirma na pg 7. “Você quer enriquecre-se? Claro que sim, do contrário, não estaria lendo este livro. dentro em pouco, você estará lendo as sete chaves. Elas fizeram homens falidos, sem estudo, sem nenhuma chance aparente, tornarem-se prósperos e ricos, Por isto, eu sem nenhuma chance aparente, tornarem-se prósperos e ricos. Por isto, eu reafirmo; sua vida jamais será a mesma”. Este livro ensina por intermédio das sete chaves como dizer adeus a miséria, dúvidas financeiras, etc.

Edir Macedo – Não apenas em seus livros, mas também aos seus pastores, ensina que, eles devem pregar a prosperidade ao povo e que toda doença vem do diabo. Dai surgem as várias correntes. “de Jericó, do trabalhador, do desafio, da prosperidade, dos dizimistas, etc..

Conclusão:

O que podemos observar é que, a prosperidade funciona para os líderes destas Igrejas.

A Bíblia não ensina a fazer-mos uma barganha com Deus, não somos ensinados a ter que dar tanto para receber tanto. Deus não se condiciona aos nossos caprichos, quando nos abençoa é pela sua misericórdia e tudo que recebemos é por sua infinita graça, aliás os movimentos da fé, conhecem pouco acerca da doutrina da graça, uma doutrina tão defendida pelos reformadores – o Deus Todo Poderoso, que conhece tudo e que faz infinitamente mais do que pedimos ou pensamos, está sendo trocado por, Aladim o gênio da lâmpada, que só é buscado quando precisam de algum favor. Um Deus que tem que cumprir com todos pedidos dos pregadores da Fé – Kenneth Hagin diz que: em 45 anos de ministério Deus nunca disse não, Paulo, Daniel, Davi e outros.

Pense agora em você que está lendo este livro, se Deus atendesse todos os seus pedidos, será que você estaria lendo este livro hoje, será que você ainda seria um cristão?

O mundo e o Brasil estão sendo invadidos por uma grande onda de ocultismo e misticismo, a Nova Era está entrando nas nossas igrejas,. A pregação do sucesso aqui e agora não é algo a Lair Ribeiro, Rolim de Moura, Oggi Mandiro, Napoleão Hil e outros, estão vendo os livros de Louse Hay, livros do pensamento positivo, da confissão positiva, estão sendo escritos com a atenção de resolver todos os problemas terrenos já, e a chamada teológica do sucesso que está nos púlpitos, nas livrarias evangélicas, na TV, no rádio, nos periódicos de todas as denominações evangélicas do Brasil.

Vi aqui

E agora, para fechar com chave de ouro:

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s