Início > Promiscuidade de doutrinas > As 13 heresias do “A Cabana”

As 13 heresias do “A Cabana”


A Cabana (William P. Young, ed. Sextante), tem sido um livro bastante aclamado, especialmente no meio evangélico. Está sendo recomendada por muitos pastores e até a famosos músicos cristão, como Michael W. Smith. Leia a descrição do livro no site da própria editora “Durante uma viagem de fim de semana, a filha mais nova de Mack Allen Phillips é raptada e evidências de que ela foi brutalmente assassinada são encontradas numa cabana abandonada. Após quatro anos vivendo numa tristeza profunda causada pela culpa e pela saudade da menina, Mack recebe um estranho bilhete, aparentemente escrito por Deus, convidando-o para voltar à cabana onde aconteceu a tragédia. Apesar de desconfiado, ele vai ao local do crime numa tarde de inverno e adentra passo a passo no cenário de seu mais terrível pesadelo. Mas o que ele encontra lá muda o seu destino para sempre. Em um mundo tão cruel e injusto, A cabana levanta um questionamento atemporal: Se Deus é tão poderoso, por que não faz nada para amenizar o nosso sofrimento?"

É aí que está o grande problema do livro. Na tentativa de responder a essa pergunta, Young abandona a abordagem bíblica sobre sofrimento e busca uma abordagem mais humanística, focada no homem. Young acredita no universalismo, ou seja, todos no final das contas serão salvos.
Michael Youssef do ministério Leading the Way listou 13 heresias contidas nesse livro, que é um grande best-seller nos Estados Unidos. Esse livro tem trazido muito engano a igreja, substituindo conceitos bíblicos por conceitos universalistas.

13 Heresias encontradas no livro "A Cabana"

1 – Deus Pai foi crucificado com Jesus.
Porque os olhos de Deus são puros e não podem olhar para o pecado, a Bíblia diz que Deus não olharia para seu próprio Filho amado enquanto este estava pendurado na cruz, carregando nossos pecados (Hab 1:13; Mat 27:45). Isaías 53:4-10.

2 – Deus está limitado por seu amor e não pode praticar justiça.
A Bíblia declara que o amor de Deus e sua justiça são dois lados da mesma moeda – igualmente partes da personalidade e caráter de Deus (Isaías 61:8; Oséas 2:19). Romanos 9:13
3 – Na cruz, Deus perdoou toda a humanidade, tanto os que se arrependeram quanto os que não. Alguns escolhem um relacionamento com Ele, mas Ele perdoa a todas igualmente.
Jesus explica que somente aqueles que vierem até Ele serão salvos (João 14:6).
4 – Estruturas hierárquicas, estejam na igreja ou no governo, são ruins.
Nosso Deus é um Deus de ordem (Jó 25:2). Deus nos deu regras estruturais para a igreja, incluindo como dons são utilizados e qualificacoes para os lideres (1 Cor 12, 14; 1 Tim 3).
5 – Deus nunca vai julgar as pessoas pelos seus pecados.
A palavra de Deus repetidamente chama o homem a fugir do julgamento de Deus através da fé em Jesus Cristo, Seu Filho (Rom 2:16; 2 Tim 4:1-3).
6 – Não existe hierarquia na Trindade, só um circulo de unidade.
A Bíblia diz que Jesus se submete à vontade do Pai. Isso não significa que uma Pessoa é maior ou melhor que outra, mas sim única. Jesus disse “Eu vim para cumprir a vontade daquele que me enviou. Estou aqui para obedecer ao Pai”. Jesus também disse “Eu vou te enviar o Espírito Santo”(João 4:34; 6:44; 14:26; 15:26).
7 – Deus se submete a desejos e escolhas humanas.
De maneira alguma Deus se submete a nós, Jesus disse “Estreito é o caminho que leva a vida eterna”. Nós devemos nos submeter a Ele em todas as coisas, para sua Glória e por aquilo que ele fez por nós (Mateus 7:13-15).
8 – Justiça nunca vai acontecer por causa do amor.
A Bíblia ensina que quando o amor de Deus é rejeitado, e quando a oferta de salvação e perdão é rejeitada, justiça precisa acontecer ou então Deus enviou Jesus Cristo para morrer por nada (Mateus 12:20; Rom 3:25-26).
9 – Não existe julgamento eterno ou tormento no inferno.
A própria descrição de Jesus do inferno é muito vívida… não pode ser negada (Lucas 12:5; 16:23). Enquanto a “reconciliação universal” ensina que a salvação pode ocorrer após a morte, a Bíblia diz, “aquele que não acredita já está condenado, porque não creu no nome único Filho de Deus”(João 3:18).
10 – Jesus está andando com todas as pessoas em suas diferentes jornadas a Deus e não importa qual caminho você pega para Ele.
Jesus disse “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim”(João 14:6).
11 – Jesus está constantemente sendo transformado conosco.
Jesus, que habita no esplendor do Céus, está assentado à direita de Deus, reinando e governando o universo. A Bíblia diz, “Nele não existe mudança alguma, porque Ele é ontem, hoje e para sempre” (Hebreus 11:12; 13:8; Tiago 1:17).
12 – Não é necessário fé ou reconciliação com Deus pois todos conseguiram ir para o céu.
Jesus disse que “somente aqueles que crerem em mim terão a vida eterna” (João 3:15; 3:36; 5:24; 6:40).
13 – A Bíblia não é verdadeira porque reduz Deus ao papel.
A Bíblia foi inspirada por Deus. Com certeza houve muitos homens durante 1800 anos que utilizaram a caneta (por assim dizer), cada um com uma profissão e em um ambiente diferentes, mas o Espírito Santo infundiu seu trabalho com a Palavra de Deus. Esses homens estavam escrevendo a mesma mensagem de Gênesis a Apocalipse.

Vi Eu respondi, que viu no Leading the Way

  1. dhanyyele
    06/07/2014 às 13:46

    esse livro me mudou a cada pagina lida…
    desde q li este livro minha vida mudou completamente,eu consigo me comunicar mais com as pessoas a me desculpar quando faço algo errado,eu acredito q deus esta sim ao nosso lado sempre e q que quando acontece algfo q nos machuca muito é que aquilo teve um proposito para acontecer….se podesse me faria muito bem poder conversar com o autor e saber bem mais dessa historia..amei o livro e to completamente certa de que minha vida nunca mais sera a msma.

  2. Dâma.
    29/05/2014 às 12:56

    No meu ver , de tudo que vemos , lemos , ouvimos etc.. devemos fazer como um filtro , filtrar as coisas ( mensagens boas e verdadeiras ) e deixar as ruins. Claro que não devemos fazer de conta que, não enxergamos as coisas erradas , porém eu gostei sim e muito do livro , apesar de não ser de todo verdadeiro , mas de certa forma , passa uma mensagem positiva . Concordando ou não , faço e fiz como um filtro , filtrando as mensagens positivas que o livro transmite e é apenas isso.

  3. Roni
    22/10/2013 às 15:30

    “Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus” Mt 22:29 – “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; E não quereis vir a mim para terdes vida” Jo 5:39-40 – Somente a Bíblia tem autoridade para falar de Deus, pois através dela Deus se revela ao homem. As pessoas simplesmente não querem ver a verdade. Quando Deus diz ao homem que ele se arrependa dos seus pecados, caso contrário passarão a eternidade no inferno, ao invés de se arrependerem eles preferem criar um deus para eles, que não exige arrependimento, e chamam isso de um deus de amor. Mas o amor verdadeiro exige que o objeto a ser amado seja um objeto amável, caso contrário ele é detestável. É assim que Deus vê o homem em pecado, um ser totalmente detestável, que precisa ser limpo para se tornar um ser amável. Todas as pessoas que defendem o livro deixam claro sua total ignorância ou desprezo pela Bíblia. O grande problema da humanidade é que ela insiste em criar um deus que se adapte ao seu bel prazer. Ora, o deus apresentado em “A Cabana” não é soberano, não é absoluto, não é onisciente, deixando bem claro não se tratar do mesmo Deus Bíblico. (Roni)

  4. Joao
    21/08/2013 às 13:16

    Respeito os comentarios, mas acredito que o livro quer passar uma mensagem diferente e mais ampla, que nem todos conseguem capta-la!

  5. 01/06/2013 às 14:34

    Anônimo :
    DEUS FALOU MUITO COMIGO ATRAVÉS DESSE LIVRO, NÃO DEVEMOS JULGAR PARA NÃO SERMOS JULGADOS………BANDO DE HIPOCRÍTAS

    Não distorça a Palavra de Deus para não ser como o diabo.

    O julgamento de Mateus 7 é o julgamento hipócrita, quando queremos que os outros pratique algo e nós mesmo não fazemos.

    João 7:24 – “Não julgueis segundo a aparência,
    e sim pela reta justiça”.

    Lucas 12:57 – “E por que não julgais também por vós
    mesmos o que é justo?”.

    1 Co 1:15 – “Falo como a criteriosos;
    julgai vós mesmos o que digo”.

    1 Jo 4:1 – “Irmãos, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas tem saído pelo mundo afora.”

    1 Co 14:29 – “Tratando-se de profetas, falem apenas dois ou três, e os outros julguem.”

    Gl 6:1 – “Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado.”

    2 Tm 4:2-3 – “Prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda longanimidade e doutrina. Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina, pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se a fábulas.”

    Mateus 7:5 – Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.

    Se hipócrita é aquele que denuncia o erro então somos hipócritas quando criticamos as novelas que fazem apologia ao divórcio, somos hipócritas quando falamos para as pessoas não fumar.

    E como sempre o argumento seus para defender um ídolo é as experiências. “Deus falou comigo”. E eu digo que foi o diabo que falou com você e não Deus.

    Esse é um livro muito bom para aqueles que gostam de atacar a Bíblia, para aqueles que quer viver no liberalismo teológico, e para aqueles que querem adorar um deus banana que concorda com o pecado deles, e para pessoas que não suportam a ideia de um Deus Santo e Justo.

    Prefiro ficar com a Bíblia. Seja Deus verdadeiro e todo homem mentiroso.

    E não podia deixar de finalizar com esse versículo. Como a Bíblia é precisa.

    “Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus, que há de julgar vivos e mortos, pela sua manifestação e pelo seu reino: prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina. Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas. Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério.” 2 Timóteo 4.1-5

  6. 28/05/2013 às 13:08

    eu acho que ese livro e bom minha mae tem a cabana ela disse que ia me deixa ler obaaaaa!

  7. 28/05/2013 às 13:04

    minha mae tem ese livro eu tou loquinha para ler ese livro deve ser muito bom !

  8. Júnior
    08/02/2013 às 17:21

    O porque Jugar um Livro que mostra uma libertação de um homem da dor e dá tristeza da perda da filha. Quando jugas essa obra, vejo que fecha os olhos para a realidade e despreza a possibilidade da quela velha frases “Sempre achamos que isto não irar acontecer com a gente.” Acorde este livro foi escrito pelas mãos de um pecador como nos mesmo. Será que ele é Deus pra saber a verdade de toda a “PALAVRA”? Fique feliz em saber que existem pessoas com criatividades gigantes de ver a divina trindade com tamanha beleza. Lembre-se que só Deus é dono de toda verdade e isso é um grande mistério para todos nos pecadores.

  9. 27/12/2012 às 10:56

    Sou Cristão desde 93 venho sempre tentando ender Deus com leituras e experiencias diversas, mas fiquei muito abalado exatamente pelo questinamento que est livro traz, pois ele relamente me mostrou um deus muito fraco que se culpa pela propria queda do Homem fazendo um retrospectica até Adão; E que não pode interfirir no nosso cotidiano pois poderia ser injusto com um assassino estuprador de uma menininha de 6 anos.
    Confesso que perante os argumento descritos pelo autor fica a idéia que estariamos jogados a sorte do “deus Dará”.

  10. Anônimo
    24/12/2012 às 19:10

    DEUS FALOU MUITO COMIGO ATRAVÉS DESSE LIVRO, NÃO DEVEMOS JULGAR PARA NÃO SERMOS JULGADOS………BANDO DE HIPOCRÍTAS

  11. Anônimo
    14/11/2012 às 21:11

    uma mistura de coisas certas e erradas..segundo que temos em mãos para acreditar!

  12. Andrea
    11/09/2012 às 14:44

    Glória a Deus encontrei alguem q viu essas barbaridades li o lovro e cada pagina q eu virava mais chocada e indignada eu ficava temos q divulgar esses absurdos e qdo o autor narra q não devemos ser submissos a Deus?????? ou qdo ele diz q Jesus não é exemplo pra ninguém….estou triste

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s