Início > Análise > MITOS EVANGÉLICOS

MITOS EVANGÉLICOS


Quero iniciar com uma citação bíblica que diz:

“O meu povo está sendo destruído porque lhes falta conhecimento”

Esse texto é muito interessante, porque fala de um problema que foi identificado a muito tempo e anda fazendo estragos até os dias atuais,a escassez de conhecimento tem arruinado e levado muita gente ao declínio espiritual.

Mas o que já era ruim está ficando cada vez pior, pois este problema tem sido incentivado e reforçado por muitos lideres da atualidade, homens que inibem o povo de pensar e fica enchendo a cabeça alheia com mitos, cujos eles pregam como se fossem uma verdade absoluta (até porque toda mentira tem que parecer uma verdade, caso contrário ninguém acreditaria).

O pior de tudo é que as pessoas se encantam e começam a trilhar pelo caminho da destruição, tento mostrar nesse artigo alguns mitos que estão na boca dos pregadores (os sem compromisso com a verdade) e consequentemente na boca do povo, que caem nos contos da carochinha.

Então vamos deixar de papo e ir direto ao que interessa, ou seja,os mitos mais absurdos:

1°  mito: Você tem que aceitar Jesus como salvador;

Explicação: Essa ideia de aceitar Jesus veio do movimento pentecostal e suas cruzadas, onde para distinguir os crentes dos não crentes como eles colocavam, tinham de fazer o chamado apelo.

Mas a ideia do evangelho é que Cristo é quem nos aceita.

Ef 2-1, Diz que “Ele nos deu vida”, ora como pode alguém aceitar a Jesus estando morto?

Rm 5-8-9, Diz que “Ele nos amou sendo nós ainda pecadores” , isso quer dizer que nessa estória de aceitar Jesus o reduz a um cafezinho pequeno que aceitamos ou rejeitamos.

Ef 1-4 Diz que “Ele nos predestinou”, Ops! Pra quem não sabe predestinar é escolher,ou nos aceitar de antemão.

2° mito:É só ler a bíblia que você é santificado;

Explicação: Se fosse desta forma seria maravilhoso, era só chegar em casa e ler Salmos 119, e por aquele dia você já estaria santificado.

Na verdade a bíblia dizem Jó 17-17: “Santifica-os na verdade, Tua palavra é a verdade”.

Isso não significa dizer apenas uma vã leitura, a santidade em si está ligada a aprendizagem e a praticidade da palavra.

Mt 7:24-29 Diz “Ou se obedece,ou então não há santificação”.

3° mito: Todo louvor que me causa emoção é a presença de Deus;

Explicação: O ser humano é emotivo por natureza.

Tenho certeza que você já deve ter assistido inúmeros filmes,visto novelas e até mesmo lido livros que te causaram alguma emoção, e houve casos em que você chorou ,mas como foi na sua casa não foi presença de Deus.

Entretanto se fosse algum louvor da igreja teria afirmado que era a presença de Deus.

Vamos observar o que diz a bíblia sobre homens que sentiram a presença de Deus: Isaias pediu para morrer!

Isaias pediu para morrer,João na ilha de Patmos caiu aos seus pés.

Agora isso virou bagunça, a mesma pessoa que sentiu a “Presença de Deus” é a mesma que quando sai do templo esquece tudo que deveria ter aprendido e volta para a mesma vidinha medíocre de antes.Isso se chama emocionalismo.

4° mito:Dizer que Deus tira do ímpio para dar aos crentes;

Explicação: Isto na verdade chega a ser uma aberração de pensamento. Temos que levar duas coisas em consideração:

1) Vamos supor que Deus tire de um rico que adquiriu suas riquezas de forma ilícita.Não seria Ele conivente com o pecado?

2)Se Deus tirar de um rico que adquiriu suas riquezas com o seu suor. Não seria Deus injusto por tirar de um trabalhador para dar a um preguiçoso que se diz evangélico?

Diz a bíblia que “O trabalhador é digno de seu salário”.

5° mito: Estou ensinando meu filho o caminho do evangelho, pois todo dia ele vai a igreja comigo;

Explicação: Isso é um mito que tem levado muitas famílias a não educarem seus filhos a luz das escrituras.

Os pais transferem para a igreja a responsabilidade de educarem seus filhos. É preciso entender que o trabalho de educação cristã não é algo que acontece apenas nos cultos evangélicos, e que na maioria das vezes tem uma péssima mensagem que não edifica nem um adulto, quanto mais uma criança.

A educação cristã acontece no dia a dia. Não são poucos os casos de filhos de crentes envolvidos com o mundo do crime. É claro que não quero generalizar, mas na maioria dos casos isso se da por uma má  formação em casa.

O interessante é que os próprios pais são os primeiros a não conceber exemplos bons de vida cristã, o tempo que era pra ser utilizado fazendo um culto familiar é usado para falar da vida alheia.

Portanto educação é uma construção e não uma formula que vai dar certo apenas nos cultos.

6º Mito: Ensinar que é “dando glória” que o demônio corre da igreja;

“conscientizar-se da própria ignorância é um Grande passo para aprender” (Benjamin Disraeli)

Explicação: Se tem uma coisa que o próprio diabo gosta é de crentes que dão gloria da boca pra fora, quando isso acontece os crentes passam a ser hipócritas, fazem só por uma questão aparente. O profeta Isaias diz: “Visto que esse povo me honra com os lábios, mas o Coração está longe de mim.” Portanto, essa idéia é totalmente errada, até porque a mesma boca que dá glória é a mesma que fala mal da vida alheia, levanta contendas e fala palavras torpes. Portanto, dizer que o Diabo foge quando dá gloria é um mito.

7º Mito: Usar o texto de atos que diz: “Crer no senhor Jesus e será salvo tu e a tua casa.” Pra defender que Deus tem obrigação de salvar todos os seus parentes;

Explicação: Tem muita gente que já participou de igrejas evangélicas e hoje estão revoltados com Deus. Essas pessoas receberam a promessa de seus lideres, que usando o texto citado a cima, lhes falou que Deus ia salvar seus entes queridos Então alguém de sua parentela morre sem ser Crente como eles falaram antes, daí veio a revolta. Eu entendo que Deus é soberano e é dono da salvação, portanto ele dá a quem escolheu e acabou. Se ele quiser salvar toda minha família amém que assim seja, mas isso não é regra e nem pode ter apoio no texto de (Atos16. 31). Note que o texto foi dirigido ao carcereiro, e se você perceber sua família de fato conheceu a salvação. Portanto dizer que Deus tem a obrigação de salvar a todos da nossa família é um Mito.

8º Mito: Que casais evangélicos, na hora da relação sexual, não podem trocar carícias tem que ser assim: O homem se satisfaz e a mulher tem que submeter-se em nome da santidade por que o Pastor disse que carícias é Pecado;

Explicação: Por conta desses “Mitos de uma relação santa”, muitos casais estão vivendo uma vida só de aparências, sem contar mulheres frustradas por não receberem o carinho devido do se cônjuge, sem contar os maridos que sentem suas esposas frigidas porque o líder disse que ser tocada pelo marido era pecado. Daí abre-se uma margem tremenda para o esfriamento no casamento. Gente eu não estou aqui defendendo que um casal deva submeter-se a ações onde não haja consentimentos mútuos o que eu defendo é que somos livres pra amar, Se entregar um ao outro. Essa história de líder ensinando uma santidade que não existe é complicado.

Sem contar que o que, às vezes, não se tem em casa é desejado fora, inclusive na igreja. Homens mal alimentados sexualmente buscam em sentimentos retraídos o consolo. Isso serve pras mulheres também.

9º Mito: Quem passeia é o diabo crente não pode passear;

Explicação: (risos) Me perdoem as risadas, mas é muito engraçada a ignorância de muita gente que ainda cai nessa. O que tem de crente perdendo as coisas boas ao lado de sua família, não é brincadeira. Pessoas que são tão ativistas na igreja que faz uma eternidade que deu uma “saidinha em família”, gente isso é sério. Ninguém consegue me provar que “Buscar o reino e sua justiça” é priorizar a igreja e depois vir a família. Pelo amor de Deus tem tantos líderes que estão cansados, fadigados, estressados e o pior ao invés de saírem eles descontam tudo na família. Queridos, a bíblia diz que “Há tempo pra tudo” Eu tenho certeza que no dia que isso for colocado em prática esse jugo diabólico da instituição vai sair de cima de você e olhe que não precisa de oração não! É só tomar uma atitude. Quero encerrar por aqui, é claro, tem tantos outros Mitos que se fossemos citar aqui acho que todos os artigos do blog, até a vinda de Jesus, não seriam suficiente.

PR: Lucivaldo Dionísio.

Publicado em duas parte no Nada Além da Verdade

  1. 04/08/2015 às 17:44

    A Paz do Senhor irmão.
    É verdade, concordo com o que disse, devemos buscar sempre o arrependimento verdadeiro, pedir que a misericórdia e a graça de Nosso Senhor Jesus Cristo venha nos alcançar, visto que apesar de buscarmos sermos santos, nunca o seremos, pois “…Não há distinção, pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus.” (Rm 3:22-24)
    Irmãos que busquemos sempre Deus, apesar de sermos imundos e pecadores, pos ELE ama o pecador, mas rejeita o pecado.
    “Pois assim como por uma só ofensa [Adão] veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça [Jesus Cristo] veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida. Porque, como pela desobediência de um só homem [Adão], muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um [ Jesus ] muitos serão feitos justos.” (Rm 5:18-19)
    Cre até o encardido crê, obedecer e verdadeiramente se arrepender que é a questão.
    Abs, Thaís Herllain

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s