Início > Estudo Bíblico > Como? O Diabo mata?

Como? O Diabo mata?


Um não à Teologia PEPSI, a teologia do pode ser.

 

Neilton, pr., julho de 2013.

Um texto usado erroneamente no meio evangélico, dentre muitos outros, é o de João 10:10, onde repetem como papagaios que “o Diabo veio para roubar, matar e destruir”, e daí criam-se teorias opressoras para mais uma vez terem controle sobre um povo amedrontado e ignorante, cheio de superstições culturais, que colocam o Opositor com um poder igualitário ao do próprio Deus.

Segue abaixo o texto, nas versões portuguesa, espanhol, inglesa e francesa:

O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.
João 10:10, Almeida Corrigida e Revisada Fiel

O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.
João 10:10, Almeida Revisada Imprensa Bíblica

O ladrão vem apenas para furtar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente.
João 10:10, Nova Versão Internacional

O ladrão não vem senão para furtar, matar e destruir; eu vim para que elas tenham vida e a tenham em abundância.
João 10:10, Sociedade Bíblica Britânica

O ladrão não vem senão para furtar, matar e destruir. Eu vim para que as ovelhas tenham vida e para que a tenham em abundância.
João 10:10, Versão Católica

The thief cometh not, but for to steal, and to kill, and to destroy: I am come that they might have life, and that they might have {it} more abundantly.
João 10:10, King James

The thief cometh not, but that he may steal, and kill, and destroy: I came that they may have life, and may have [it] abundantly.
João 10:10, American Standard Version

El ladrón no viene sino para hurtar, y matar, y destruir: yo he venido para que tengan vida, y para que la tengan en abundancia.
João 10:10, Reina Valera

El ladrón no viene sino para hurtar, y matar, y destruir <I>las ovejas</I> ; yo he venido para que tengan vida, y para que <I>la</I> tengan en abundancia.
João 10:10, Sagradas Escrituras

Le voleur ne vient que pour dérober, égorger et détruire; moi, je suis venu afin que les brebis aient la vie, et qu’elles soient dans l’abondance.
João 10:10, Louis Segond

Em nenhuma das traduções acima é citado o Diabo, mas analisando o texto, o personagem referido no verso 10 é o mesmo no verso 1, “Em verdade, em verdade vos digo: quem não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador.
João 10:1.

Sendo o assunto do capítulo Jesus o Bom Pastor, e percorrendo o discurso no texto, o verso 10 se refere ao MAU PASTOR, o mercenário e ladrão.

Não podemos afirmar, baseado neste versículo então, que o Diabo tem poder para matar, ainda mais quando lemos outros textos que declaram que o próprio Deus tem poder para isso:

Vede agora que eu, eu o sou, e mais nenhum deus há além de mim; eu mato, e eu faço viver; eu firo, e eu saro, e ninguém há que escape da minha mão.
Deuteronômio 32:39

O Senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela.
O Senhor empobrece e enriquece; abaixa e também exalta.
1 Samuel 2:6-7

E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.
Mateus 10:28-29

E eu, quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último;
E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno.
Apocalipse 1:17-18

E no caso de Jó? Não foi o Diabo quem matou os servos dele?

Estando este ainda falando, veio outro e disse: Fogo de Deus caiu do céu, e queimou as ovelhas e os servos, e os consumiu, e só eu escapei para trazer-te a nova.
Jó 1:16

Diante desta exposição, temos também:

Preciosa é à vista do Senhor a morte dos seus santos.
Salmos 116:15-16

Lembrando que a morte para nós, homens é trágica, um evento não desejado, mas para o Senhor, é algo sublime, um resgate de quem pertence a Ele. Paulo escreve:

Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais como os outros que não têm esperança.
Porque, se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, assim também aos que dormem, Deus, mediante Jesus, os tornará a trazer juntamente com ele.
1 Tessalonicenses 4:13-14

Assista ao estudo abaixo conheça uma verdade, que nos dias de hoje a substituíram por um mito.

  1. 23/07/2013 às 16:41

    II Sm 24 X I Cr 21 …
    A explanação é coerente, ver LC 12:5 …

  2. carlos souza
    23/07/2013 às 16:04

    varios versículos da biblia tem interpretaçoes diferentes e nao somente este de joao 10:10 – assim como qq outros livros fora do testamento . cada leitor lêem e interpretam ao seu bel prazer , esta é a origem da confusao da humanidade .

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

