Início > Mensagem, Testemunho > Um Haka para nós que esperamos

Um Haka para nós que esperamos


image

Aqui o link do vídeo da despedida dos soldados.

Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele.
1 Tessalonicenses 4:13-14

Hoje, assistindo logo pela manhã a despedida de soldados neozelandeses mortos no Afeganistão, onde todo um regimento de infantaria se despede entoando e coreografando o canto maori, o HAKA, com movimentos vigorosos e caretas, me contive ante a carga de emoções do evento. Percorri depois alguns vídeos no youtube e pude ver que é costume se despedirem daquela forma, onde vi colegas de escola se despedirem de jovens, famílias se despedindo de pais, irmãos, primos e aí meu sentimento mudou. Fiquei feliz em ver que a dor é colocada para fora, que o sentimento de perda não é guardado, estocado e velado durante anos.

Minha avó partiu em 2009, mas antes de ir, ligou para sobrinhos, filhos, netos e se despediu com uma doce conversa, que os dias dela estavam findando e que o Senhor havia lhe dito que partiria em breve. Em especial, ligou para um sobrinho, da cidade de Ribeirão das Neves, e enquanto ela lhe dizia acerca de sus partida, esse sobrinho lhe retrucava, “não, Tia Conceição, o que é isso… sinto saudades de tio João também…”. E enquanto ele falava, um de seus fornecedores (ele tem uma loja de móveis) o interpelou, perguntando com quem ele falava, e ele, tampando o fone com a mão, respondeu que era com sua tia que há muito não via, o outro insiste, “mas você falou Tio João, Tia Conceição”, ele, “Sim, meus tios de São Pedro dos Ferros, uai!”. Ao ouvir isso, o fornecedor toma o telefone de suas mãos e diz,

“Oi Tia Conceição, quem fala aqui é Marcelo, filho do Nonô, seu sobrinho também!”. Um sobrinho que minha avó não via há anos. Coisas que a vida não explica.

Alguns dias depois, numa noite, ela se despede de minha tia, que morava com ela, e de seu pastor, e fala que vai tomar um banho, mas antes ligou para mais uma nora, confirmou se estavam todos em casa, entrou para o banheiro, mas não abriu o chuveiro antes mesmo de a porta bater, o que causou estranheza à minha tia, que abriu a porta do banheiro e a encontrou deitada de lado, tendo a toalha dobradinha como o travesseiro, e as pernas maio encolhidas, para não atrapalhar a abertura da porta. Assim partiu minha avó, assim foi recebida nos céus. Assim como minha tia Rita, que, padecendo de uma enfermidade, mas se sentindo bem, recusou um vestido de ano novo, faltando apenas alguns para a data, dizendo que não se preocupassem, pois ela não veria o raiar de um novo ano. Ela se foi na manhã de 31 de dezembro.

Poderia tratar desse assunto focando a religião, relacionamento com Deus, mas me contenho aqui, não porque respeito sua religião ou modo de pensar, mas quero enxergar o cuidado de Deus com os meus, quero ser agora dependente completamente de laços e sentimentos familiares, pois sei que os verei de novo. Cada um deles que se foram em Cristo.

Quando de suas cerimônias, seria tocante e lindo uma dança HAKA, mais isso seria apenas uma lembrança, um desabafo para nós que ficamos, um coro de gritos, choros, mas melhor que isso eles tiveram quando adentraram os portões celestes. Não há maneiras de descrever o que acontece quando um justificado por Cristo adentra as portas Eternas, toda e qualquer manifestação humana não chega a um vislumbre de tanta Graça.

Melhor que uma HAKA teremos quando estivermos com o Senhor.

“Glória, glória os anjos cantam lá,!
Glória, glória as harpas tocam já!
É o santo coro dando glória a Deus,
Por mais um remido entrar nos céus.”

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s